quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alteração de espaços... a dramatização





















Fotografia manipulada e Fotografia Original


























Fotografias tiras no Líbano, com a mesma mulher em cenários diferentes, o fotojornalista queria dar a noção de tragédia.






















Bonecos colocados pelo fotojornalista para puxar pela emoção de quem vê as imagens de destruição.




Estas fotografias são da agência noticiosa Reuters e foram todas manipuladas, as primeiras duas de cima foram manipuladas digitalmente, as ultimas foram manipulações feitas no próprio local para criar impacto e choque no público.


Como podemos condenar estas imagens, se hoje vivemos do mundo em espectáculo, cada vez mais sensacionalista, aquilo que cativa os públicos são as histórias dos outros, a ficção e o entretenimento, não que aqui não seja o caso, mas os consumidores de comunicação regem-se muito desta forma, deixando o jornalista sozinho na escolha de publicar um imagem clara, por uma com um conteúdo que vai marcar a diferença, que vai chamar a atenção. Hoje os media correm esse risco todos os dias e continua aqui visado a forma como cada profissional lida com o seu trabalho. Procura-se vender o produto, escandalizar, esquecendo os princípios éticos. A ética é algo vinculável a tudo neste tema e os exemplos apresentados provam que o produto final só é esse porque alguém escolheu que fosse assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário