quarta-feira, 17 de junho de 2009

Surgimento da fotografia digital

Continuamos no enquadramento mais ou menos histórico da fotografia, só desta forma poderemos avançar para a manipulação e todas as suas questões.
A fotografia digital surge primeiramente num programa espacial norte-americano. As primeiras fotografias sem rolo de que há registo retratam a superfície do planeta Marte e foram retiradas através de uma câmara de televisão colocada na sonda Mariner 4, em 1965. Na época, as 22 imagens em preto e branco, tinham apenas 0,04 megapixéis de resolução cada uma, e demoraram quatro dias para chegar à Terra. Ainda não eram digitais, uma vez que os sensores as capturaram de forma analógica e foram armazenadas em gravadores de fitas magnéticas.Na época não se tinha noção de que este circuito seria a base da maioria das câmaras digitais. O primeiro sensor usado nas câmaras digitais, o CCD (charge coupled device), foi inventado em 1969, nos laboratórios Bell. A primeira versão comercializada só chegou em 1973 pela Fairchild Imaging e tinha apenas 0,01 megapixéis.
As primeiras câmaras digitais foram lançadas no mercado em 1989, surge aqui o software adaptado para a edição, armazenamento e visualização, com recursos para o tratamento digital das imagens.

Com o uso desta nova tecnologia, a visualização e a impressão tornaram-se diferentes do sistema analógico.O advento da tecnologia digital veio facilitar o trabalho de fotógrafos profissionais que passaram a editar e enviar as imagens muito mais rapidamente. Mas a discussão em torno da realidade das imagens não demorou a aparecer. No final dos anos oitenta e início dos anos noventa surgiram os primeiros casos de manipulação digital de imagens fotográficas na imprensa.

Alguns casos divulgados:
1. Em 1989, o ST. Louis Post-Dispatch, apagou uma lata de coca-cola light numa fotografia publicada. O argumento usado foi que não se deveria misturar publicidade com jornalismo.
2. No mesmo ano, a Newsweek publicou uma foto sobre o filme "Rain Man" onde os actores,Tom Cruise e Dustin Hoffman aparecem a conversar, apesar de terem sido fotografados separadamente.
3. No Washington Post uma actriz secundária foi retirada de uma foto em que ela aparecia junto à actriz principal, Helen Hayes.
4. O New York Newsday publicou a imagem das patinadoras Nancy Kerrigan e Tonya Harding, duas grandes adversárias aparentemente a patinar juntas, facto que nunca chegou a acontecer.


Capa onde as duas patinadoras aparecem juntas mas nunca tiveram realmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário