quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como ficam os direitos de Autor?

Se caminhamos na direcção da liberalização de contéudos, imagens e sons é algo que ainda vamos descobrir num futuro próximo, a verdade é que a Internet trouxe algo de novo para o mundo da imagem e do meio jornalístico.

O meio Jornalístico não vive sem imagem, precisa dela para qualquer área, até a rádio utiliza agora a imagem e o grafismo na páginas de webrádio na Internet. A era digital ligou o mundo através da rede, colocou os meios de comunicação em concorrência, hoje lutasse pelo impacto, pelo melhor chamariz e a imagem faz isso tudo. A Internet espalha a notícia, criou o dinamismo das edições noticiosas. A imagem é maioritariamente utilizada nos meios de comunicação para criar impacto e cativar, leitores, telespectadores e "navegadores" da web.

A imagem proliferou-se e faz parte da vida de todos os dias, um individuo que ande com uma máquina digital pode retirar fotografias de acontecimentos que presencie e enviar para uma redacção de um qualquer jornal, como também pode enviar por um telémovel ligado à Internet para um amigo ou blog. O cidadão hoje tem a possibilidade de intervir nas situações e ser Fotojornalista por minutos.

O que pode acontecer com a possibilidade de aceder a uma rede tão vasta como Internet, é alguém utilizar a fotografia de outrem como bem entender, montar e manipular e publicá-la como sua, sem uma referência de que existe uma foto original.

Esta questão passa pela ética e pelos direitos de autor, que no meio digital se perdem na imensidão de informação, no cruzamento de dados e ganham relevância no mundo quando publicados, tornando-se produtos finais. Porém existem formas de detectar uma fotografia manipulada e verificar de quem é, quem a produziu, basta que ambas estejam publicadas e colocar as ferramenta da web à disposição da ética.




É uma questão de ética porque as pessoas, e até os jornalistas e fotógrafos que utilizam as imagens de outros, devem ter a consciência que se o produto que existe não serve para o objectivo desejado e caso for utilizado, deve existir o cuidado de assinalar que é uma montagem, uma manipulação, pensando no trabalho do fotógrafo original, e na influência que tem no meio social. Que ao ser difundida a imagem manipulada, pode causar danos, contra-informações, caos, mal-entendidos, difamações e por isso o cidadão deve ser alertado para estes perigos, saber que existem crimes puníveis pela má utilização das imagens. Cabe à ética de cada um, aos princípios e moral zelar pelo bom relacionamento social, pelos direitos de autor, pelo direito à vida privada, pela protecção de menores, ou de indivíduos que possam ser prejudicados por uma fotografia ou imagem mal intencionada.

Os profissionais de comunicação têm o apoio da deontologia e das empresas de regulação, mas fica sempre a cuidado da conduta do profissional escolher o que vai publicar e como o vai fazer.

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