Os computadores trouxeram até aos fotógrafos novas maneiras de processar digitalmente as imagens, retocar manipular de uma modo geral, melhorar resultados sem a necessidade de recorrer a câmara escura e a meios químicos. Hoje basta estar ligado a uma scanner e a uma impressora, até um computador portátil para obter boas impressões a cores, a preto e branco a partir de fotografias tiradas de uma máquina normal. Com a Internet a publicação de imagens liberalizou-se podendo ser enviadas para qualquer lado atrás de um disco ou conexão USB.
Os primeiros programas de manipulação digital surgiram nos anos 90, e a partir daí imensas discussões sobre se seria uma forma fraudulenta e não a verdadeira fotografia.
Recorde-se que aposição que tomei perante a manipulação é de que esta dissolve a verdade, dilui a realidade, o que influência na forma como vemos o mundo... será então possível obter verdade da manipulação?
Os Prós...
A manipulação digital permite fazer trabalhos de fotografia, chamados convencionais, com acrescentos ou ajustes no contraste e da cor de forma mais directa e rápida do que qualquer câmara escura.
Os resultados podem ser vistos imediatamente no monitor e podem corrigir-se quaisquer erros sem chegar ao ponto de fazer uma impressão.
É possível também alterar a profundidade do espaço, adicionar traços, fundir várias imagens umas nas outras e cobrir um defeito não desejado.
O computador permite alterar uma imagem em várias direcções ao mesmo tempo sem nunca perder o original, que se mantém intacto no caso de acidente.
É possível ainda, como já referido, transmitir várias versões da imagem para qualquer lado do mundo.
Os Contras...
O facto de os programas oferecerem uma grande leque de "menus" com vários efeitos digitais pode encorajar a produção de imagens fúteis e artificiais.
A utilização de um computador e vário programas incentiva a que o cidadão, amador em fotografia, comece ele a utilizar fotos originais e alterar, manipular produzindo um novo conteúdo fora do pretendido no inicio pelo fotógrafo original.
É na fotografia jornalística e de documentário que existe mais contras para a manipulação, pois espera-se destas um resultado fidedigno da realidade, que ajude, como já muito falado, os indivíduos a se relacionarem com o mundo.
A manipulação digital pode enganar os leitores, e cabe à integridade dos fotógrafos e editores a verdade da imagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário